São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Houve pressa e não pressão, diz ex-presidente

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ex-presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) Milton Zuanazzi negou ontem que o processo de venda da nova Varig para a VarigLog tenha sido acelerado por pressão do Palácio do Planalto. Ele disse que "houve pressa e não pressão" porque qualquer demora levaria a empresa à falência.
O ex-diretor Leur Lomanto e o ex-procurador da agência João Ilídio também negaram ter sofrido pressão do governo como relatou a ex-diretora Denise Abreu.
"Passei 20 anos no Planalto, jamais me intimidei em entrar lá", disse Ilídio. Antes, Denise Abreu havia afirmado que, para um servidor público não concursado, apenas uma reunião no Palácio do Planalto já significa uma forma de pressão.
"O governo teve interesse no processo [de venda da Varig]; confundir isso com pressão do Palácio do Planalto não faz o menor sentido. Eu não iria me submeter a pressão nem da Justiça nem da Casa Civil nem de ninguém", disse Lomanto.
Sobre a decisão da Justiça de dividir a empresa em duas, possibilitando a venda da parte saudável da companhia, Zuanazzi disse que "nem um débil mental saído do hospital psiquiátrico iria comprar a Varig se não fosse dessa forma."
Denise Abreu e senadores da oposição consideraram a venda um erro e que ela deve ser contestada no Supremo Tribunal Federal.
Segundo Zuanazzi, Denise Abreu "foi impetuosa" quando decidiu pedir à VarigLog dados sobre a origem do capital da empresa porque isso "não lhe cabia". E, apesar de não ter conhecimento dos papéis, disse que pode garantir que cumpriu a determinação de vender a empresa mantendo a restrição de 20% de capital estrangeiro.
Ele aproveitou o depoimento para se queixar do fato de ter ficado marcado pelo acidente da TAM em 17 de julho de 2007. "Até hoje, pago o preço pela queda do avião da TAM; onde vou, eles estão atrás de mim." (ANDREZA MATAIS E FERNANDA ODILLA)


Texto Anterior: Zuanazzi admite que negociou fim de ação
Próximo Texto: Oposição busca ligar governo ao caso; aliados minimizam pressão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.