São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2008

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Apple acerta detalhes da estréia do iTunes no país

Custos e direitos autorais dificultaram negociações

TONI SCIARRETTA
JULIO WIZIACK
DA REPORTAGEM LOCAL

Cinco anos depois de seu lançamento nos EUA, a Apple acerta detalhes para trazer o iTunes, a sua loja virtual ao Brasil. O site venderá música, vídeos e filmes em reais no país. O preço de cada música deverá ficar em torno de R$ 2.
A loja virtual da Apple tem em seu catálogo cerca de 6 milhões de músicas digitalizadas, incluindo álbuns brasileiros, e já vende mais do que a própria loja física do Wal Mart, o maior varejista do mundo.
O mercado brasileiro de música digital ainda está engatinhando, mas movimentou no ano passado R$ 24,5 milhões -8% da receita do setor fonográfico no país. Curiosamente, a venda de música digital no Brasil é maior pelo celular do que pela internet. No ano passado, dos R$ 24,5 milhões movimentados, R$ 18,54 milhões foram por meio de celular, que tem custo e impostos maiores.
As negociações, que envolveram gravadoras e operadoras de cartões nacionais e estrangeiras, esbarraram em inúmeras dificuldades e altos custos.
Uma delas foi a bilhetagem por meio dos cartões nacionais. Hoje, o brasileiro pode comprar pelo iTunes, mas deve ter um cartão emitido no exterior.
Como a venda de música envolve valores muito baixos e inúmeras transações, as operadoras de cartão queriam cobrar um percentual considerado alto demais pela Apple, que não abria mão de vender música com um preço internacional. Também pediam um valor mínimo por venda, entre R$ 10 e R$ 20, mas a Apple descartou mudar seu modelo ne negócio.
Outro problema dizia respeito aos direitos autorais. Diferentemente de outros países, a venda de música no Brasil precisa de uma autorização prévia de três partes: os artistas compositores e intérpretes, o editor responsável e a gravadora, o que dificultava o negócio. Por conta disso, chegou-se a especular que o iTunes começasse no Brasil apenas com o material internacional e os álbuns brasileiros com lançamento simultâneo no exterior. A questão também foi superada.
Segundo Gian Uccello, gerente de Novos Negócios da Warner, todos os lançamentos brasileiros da gravadora têm uma versão internacional, que fica disponível para venda on-line em todo o mundo. Uccello citou como o exemplo o caso de "Dois Lados", novo single do cantor Frejat, que já é vendido pelo iTunes antes mesmo do lançamento do CD no Brasil, previsto para agosto. A Apple não comentou o caso.


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