São Paulo, sexta-feira, 12 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Agência prevê demanda maior por petróleo

DA REDAÇÃO

A AIE (Agência Internacional de Energia) disse que o consumo mundial de petróleo neste ano deverá ser maior do que inicialmente previra, mas ainda estima que haverá queda na demanda pela commodity, de 2,9% em relação a 2008, a maior desde 1981.
Ela alertou, no entanto, que essa revisão (de 120 mil barris a mais por dia, para um total de 83,3 milhões de barris/dia) pode não ser o sinal do início da recuperação da economia global, mas de que a recessão está chegando ao fundo do poço. "É um aumento bastante modesto. Os fundamentos dos níveis de demanda permanecem fracos", diz a entidade.
Essa foi a primeira vez em dez meses que a AIE aumentou a sua previsão de consumo de petróleo.
A previsão da agência ajudou para que a cotação do barril tivesse ontem um novo dia de alta. O preço subiu 1,9%, para US$ 72,68, o maior valor desde outubro do ano passado. Neste ano, o preço do barril aumentou 63%, mas é a metade do pico, atingido em julho de 2008.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Pré-sal impede piora na nota da Petrobras
Próximo Texto: Americanos perdem US$ 1 trilhão no 1º tri
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.