São Paulo, domingo, 12 de agosto de 2001

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Lojas querem reduzir número de parcelas

DA REPORTAGEM LOCAL

As lojas criaram novas formas para se proteger do calote, na tentativa de reduzir, ou pelo menos controlar, os níveis atuais de inadimplência. Uma das estratégias é aplicar os chamados juros escalonados nas vendas a prazo.
Nesse caso, as redes passam a oferecer aos clientes vários planos de financiamento com taxas de juros diferenciadas.
Para pagamentos em até três vezes, os juros são menores do que os cobrados em planos de quatro a seis vezes, que, por sua vez, têm juros menores do que os estabelecidos para os prazos de sete e nove vezes.
Com essa medida, as redes acham que podem controlar melhor o calote. A estratégia é desestimular o consumidor que acredita ser possível comprar um aparelho em mais de dez parcelas.
Levantamentos de entidades comercias como a Serasa (Centralização de Serviços Bancários) mostram que quanto menor o número de parcelas, maior a chance de pagamento em dia.
"Em até quatro parcelas, o risco de atraso é mínimo. É praticamente inexistente", afirma Emílio Alfieri, economista da Associação Comercial de São Paulo.
Essa tentativa de estabelecer juros escalonados ainda é pouco divulgada pelas lojas.
O Ponto Frio, rede com receita superior a R$ 2 bilhões por ano, cobra taxa de 3,7% ao mês para compras em até seis vezes, 5,6% para até nove vezes e 6,7% nas vendas em até 12 vezes.
A Lojas Cem também decidiu estimular as vendas em prazos menores para diminuir o risco da inadimplência. No pagamento em até quatro prestações, ela cobra 1,6% ao mês. A maior taxa, de 5,9% ao mês, é cobrada no prazo de até 15 meses. (AM e FF)



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