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Lojas querem reduzir número de parcelas
DA REPORTAGEM LOCAL
As lojas criaram novas formas
para se proteger do calote, na tentativa de reduzir, ou pelo menos
controlar, os níveis atuais de inadimplência. Uma das estratégias é
aplicar os chamados juros escalonados nas vendas a prazo.
Nesse caso, as redes passam a
oferecer aos clientes vários planos
de financiamento com taxas de
juros diferenciadas.
Para pagamentos em até três vezes, os juros são menores do que
os cobrados em planos de quatro
a seis vezes, que, por sua vez, têm
juros menores do que os estabelecidos para os prazos de sete e nove
vezes.
Com essa medida, as redes
acham que podem controlar melhor o calote. A estratégia é desestimular o consumidor que acredita ser possível comprar um aparelho em mais de dez parcelas.
Levantamentos de entidades
comercias como a Serasa (Centralização de Serviços Bancários)
mostram que quanto menor o
número de parcelas, maior a
chance de pagamento em dia.
"Em até quatro parcelas, o risco
de atraso é mínimo. É praticamente inexistente", afirma Emílio
Alfieri, economista da Associação
Comercial de São Paulo.
Essa tentativa de estabelecer juros escalonados ainda é pouco divulgada pelas lojas.
O Ponto Frio, rede com receita
superior a R$ 2 bilhões por ano,
cobra taxa de 3,7% ao mês para
compras em até seis vezes, 5,6%
para até nove vezes e 6,7% nas
vendas em até 12 vezes.
A Lojas Cem também decidiu
estimular as vendas em prazos
menores para diminuir o risco da
inadimplência. No pagamento
em até quatro prestações, ela cobra 1,6% ao mês. A maior taxa, de
5,9% ao mês, é cobrada no prazo
de até 15 meses.
(AM e FF)
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