São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DVD e computador são vedetes

DA REPORTAGEM LOCAL

DVDs, computadores e celulares continuam as vedetes do mercado do setor eletroeletrônico. São produtos que deixaram de atender exclusivamente às classes de maior poder aquisitivo, já que preços e condições de pagamento estão mais favoráveis ao consumidor de baixa renda.
A venda de computadores -que foi de 1,4 milhão em 1996- deve chegar a 3,4 milhões de unidades, segundo a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica). "De 2000 até 2003, o crescimento desse setor foi tímido, afetado pela crise de energia e pela alta do dólar, que encareceu os insumos. Com a recuperação da renda e o aumento de investimento das indústrias, as vendas desse setor devem crescer 10%", diz Antonio Hugo Valerio, diretor da área de informática da Abinee.
De janeiro a julho deste ano, a venda de DVDs foi de 1,59 milhão de unidades -incremento de 1.632,32% sobre as vendas de igual período em 2000, quando esses aparelhos ainda não eram produtos de consumo popular.
"Esse segmento tem crescido, em média, 22% ao ano. O principal fator é a queda nos preços. O DVD chegou a custar R$ 950 há três anos. Hoje pode ser adquirido por R$ 390", diz Wilson Perico, presidente do sindicato das indústrias de aparelhos eletrônicos de Manaus, que estima para este ano aumento de 40% nas vendas.
A venda de celulares deve atingir 30 milhões -o dobro de 2003.

Texto Anterior: Luís Nassif: O jurista e o embaixador
Próximo Texto: Comércio exterior: Brasil diversifica clientes de exportações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.