São Paulo, terça-feira, 12 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos esperam IPCA de 9% em 2003, diz BC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A inflação do ano que vem deve ser a mais alta desde 1996, segundo pesquisa feita pelo Banco Central entre bancos e empresas de consultoria. O levantamento mostra que o mercado espera que a alta dos preços, medida pelo IPCA, deva ficar em 9% em 2003.
Até a semana passada, a mesma pesquisa mostrava que a expectativa era a de inflação de 8,2% em 2003.
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é o índice oficial usado pelo governo como referência para o sistema de metas de inflação. Para o ano que vem, a meta é de 4%, com margem de tolerância de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo.
A pesquisa do BC mostra ainda que, para este ano, espera-se inflação de 8,76% -contra 8,42% do levantamento divulgado na semana passada.
A meta deste ano é de 3,5%, com margem de tolerância de dois pontos percentuais. No acordo com o FMI, porém, a meta é de 6,5% com variação de 2,5 pontos para cima ou para baixo, o que permite que a inflação chegue a 9% sem o descumprimento da meta.
Para o IGP-M, estima-se alta de 20,09% neste ano. Para 2003, a previsão é de aumento de 12,77%.


Texto Anterior: Preços: Inflação pelo IGP-M bate recorde
Próximo Texto: Panorâmica - 'Guerra Fria': Suécia expulsa do país diplomatas russos acusados de espionagem na Ericsson
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.