São Paulo, sexta-feira, 13 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo setorial vai regular trocas com Argentina

THIAGO GUIMARÃES
DE BUENOS AIRES

Sem abrir mão da proteção a suas indústrias, Brasil e Argentina buscarão acordos setoriais para corrigir desequilíbrios no comércio bilateral, impactado pela crise mundial.
As saídas serão definidas "setor por setor", segundo membros dos dois governos reunidos ontem em Buenos Aires. Cotas negociadas de exportação e acordos de preços foram as alternativas citadas.
"Cada setor vai estudar o que vai fazer, para manter e até expandir os níveis de comércio, sem desvio", disse Samuel Pinheiro Guimarães, secretário-geral do Itamaraty.
No encontro, a Argentina apresentou ao Brasil uma lista de 37 produtos sensíveis sobre os quais os setores privados deverão entrar em acordo.
O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Ivan Ramalho, levou uma relação de produtos afetados por barreiras argentinas em 11 setores, como automotor, têxtil e metalúrgico.


Texto Anterior: Governo brasileiro quer G20 como nova diretoria mundial
Próximo Texto: Juro para o fim do ano cai a 9,94% na BM&F
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.