São Paulo, sábado, 13 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hans Klaus Techt/EFE
Evangelina Carrozzo desfila cartaz contra a indústria de celulose


Militante seminua causa sensação na cúpula

DO ENVIADO ESPECIAL A VIENA

Os chefes de Estado/governo participantes da 4ª Cúpula União Européia/América Latina-Caribe já estavam em posição para a foto do álbum de família quando uma suposta repórter (ou fotógrafa) tirou o vestido, puxou um cartaz e exibiu o portentoso traseiro diante de todos eles em roupas de "rainha do carnaval de Gualeguaychú", a cidade na fronteira Argentina/Uruguai.
"Ela é elegante e bela como a América do Sul", derreteu-se o presidente venezuelano, Hugo Chávez, acrescentando um comentário que praticamente torna inútil o encontro dos governantes: "Foi uma das melhores coisas desta cúpula".
Chávez estava tão entretido com o traseiro de Evangelina Carrozo, argentina, que nem viu o cartaz que ela levava: "Basta de papeleiras contaminantes". É uma alusão ao conflito entre Argentina e Uruguai pelo veto da primeira à construção de duas fábricas de celulose ("papeleiras") na fronteira entre os dois países, exatamente em Gualeguaychú, onde Evangelina seria a rainha do carnaval.

Como entrou
Como ela entrou, é tema de divergências. Consta que o grupo ambientalista Greenpeace a credenciou, mas Alan Marques, o fotógrafo da Folha, viu quando a moça recebia uma câmera pequena dos jornalistas/humoristas do programa da TV argentina "Caiga quién caiga".
O fato é que pelo menos caiu o queixo do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, segundo depoimento unânime dos fotógrafos. O presidente peruano, Alejandro Toledo, até pedia para que a argentina saísse a seu lado na foto.
Já os policiais não sabiam bem por onde agarrá-la para retirá-la do local. Afinal, tocar em certas partes da "América do Sul elegante e bela" podia até causar incidente diplomático. (CLÓVIS ROSSI)


Texto Anterior: Comércio Global: Lula insiste em cúpula para desbloquear Doha
Próximo Texto: Perfil: Manifestante tem torcida para se tornar vedete
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.