São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobras anuncia compra de 146 navios

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, anunciou que a estatal pretende comprar 146 navios nos próximos anos. A encomenda de 24 deve ser imediata -a licitação iniciar no dia 26. Os navios são considerados "apoio" para a exploração de petróleo em alto-mar. Usados para transportar equipamentos e como rebocadores. Gabrielli disse que a estatal encomendou 26 navios de grande porte e estuda a construção de dois superpetroleiros no país.
"Todos esses contratos são com a indústria naval brasileira, com estaleiros que estão crescendo e produzindo. Estamos apresentando um horizonte para a indústria naval que é fantástico." Gabrielli disse que a Petrobras vai lançar um segundo programa de renovação da frota de petroleiros e que "mais algumas dezenas de navios" serão contratadas.
"Esperamos encontrar uma boa resposta da indústria nacional. Até agora, nossa demanda vem sendo atendida de forma satisfatória. E esse é mais um desafio que se impõe."
Gabrielli citou as compras como "possibilidades de longo prazo para o setor produtivo ampliar capacidade" e previu investimento mínimo de US$ 50 bilhões até 2012.
Ele disse que a estatal, que aluga de empresas estrangeiras as usadas hoje, estuda um programa de estímulo à construção de sondas de perfuração.


Texto Anterior: Análise: Nova política industrial recauchuta programas dos últimos quatro anos
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Impostos, cenouras e burros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.