São Paulo, quarta-feira, 13 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOBEL

Phelps defende mais crédito para pequena empresa

DA REDAÇÃO

Vencedor do Prêmio Nobel de Economia do ano passado, o americano Edmund Phelps, considera que para o Brasil acelerar o ritmo do crescimento é preciso que mais instituições financiem os pequenos empreendedores.
Já as empresas de grande porte, segundo o economista, não devem ficar esperando apenas soluções governamentais.
O professor da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, que ganhou reconhecimento com sua teoria sobre a relação entre a taxa de inflação e os índices de desemprego, participou ontem de um seminário da Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento) em São Paulo.
Phelps ressaltou ainda que um bom sistema financeiro não é só aquele que empresta dinheiro, mas também dá conselhos para os empresários.
O economista afirmou que os bancos europeus não ajudam os novos empreendedores com aconselhamento, enquanto, no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), as empresas de capital de risco dão conselhos há mais de dez anos.
Com relação ao consumo mundial, Phelps ressaltou a importância dos excedentes que são gerados pela produção chinesa -ainda maior do que o consumo interno- e são exportados. Ele acredita que o "boom" é temporário e chegará ao ponto em que não haverá excedente e os consumidores, no Oriente Médio, vão se acostumar com a renda alta devido ao petróleo.
Sobre a internet, destacou que quando ela chegar ao mundo todo a demanda por investimentos para sua ampliação diminuirá.


Texto Anterior: Exportação: Petrobras quer banda de preço para o álcool
Próximo Texto: Títulos dos EUA batem recorde e afetam Bolsas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.