São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Múlti é alvo de ação por contratar chineses

Ministério Público questiona mão-de-obra estrangeira; funcionários são especializados, diz empresa

DENISE MENCHEN
DA SUCURSAL DO RIO

O Ministério Público do Trabalho no Rio entrou ontem com ação civil pública para limitar o uso de trabalhadores chineses na construção da CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico). A ação tem como alvo a ThyssenKrupp, responsável pelo projeto, a Citic Cooperação Internacional do Brasil Consultoria de Projetos Ltda. e a Citic Group, contratadas para as obras da coqueria do complexo siderúrgico.
Segundo o procurador Rodrigo Carelli, fiscalização no local encontrou cerca de 120 chineses trabalhando como pedreiros. A contratação de mão-de-obra estrangeira só é permitida quando não há pessoal qualificado para a função no país ou quando há transferência de tecnologia. Ele pede a saída imediata dos trabalhadores e o pagamento de R$ 40 milhões por danos morais coletivos.
Segundo Carelli, alguns funcionários estavam eram engenheiros, mas os demais estavam "assentando tijolos".
Com investimento total de cerca de 3,7 bilhões, a CSA será composta por uma usina com capacidade de produção de 5 milhões de toneladas de placas de aço ao ano, uma usina termelétrica de 490 MW e um terminal portuário. A previsão é que o complexo entre em operação em 2009.

Outro lado
Em nota, a Thyssen afirmou que a utilização de trabalhadores chineses na construção da coqueria obedece "rigorosamente" à legislação brasileira. "Os profissionais chineses somente foram requisitados pela Citic devido à falta de trabalhadores nacionais qualificados para a realização do serviço. A última coqueria montada no Brasil data de mais de 30 anos."
Segundo a empresa, a coqueria tem 356 tipos diferentes de formatos de tijolos, distribuídos em nove grupos de composições químicas distintas. São usados quatro tipos de argamassa de média e alta temperatura, fibras de cerâmicas de dilatação e módulos de compactos de fibra cerâmica.


Texto Anterior: Impostos: Câmara avalia acordo entre EUA e Brasil sobre sigilo tributário
Próximo Texto: Bolsa cai 0,4% após ações da Petrobras perderem fôlego
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.