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Nova tecnologia ganha
espaço em Wall Street
DO "NEW YORK TIMES"
Os comerciantes eletrônicos estão começando a se sentir novamente bem-vindos em Wall
Street. Depois de um período de
três anos e meio em que somente
um varejista on-line, a Overstock.com, abriu seu capital, a
RedEnvelope, que comercializa
presentes on-line e por catálogo,
levantou cerca de US$ 31 milhões
em sua oferta pública inicial de
ações no final do mês passado.
Executivos de empresas varejistas de capital privado na internet
dizem que essas ofertas públicas
mostram que os investidores estão começando a prestar atenção
novamente no setor.
Segundo eles, as firmas de capital de risco estão mais receptivas a
suas ofertas -e estão dando às
sobreviventes do estouro da internet a esperança de que um dia
possam obter as riquezas que não
tiveram nos anos do boom.
"Isso tem um impacto enorme
para todos nós que sobrevivemos,
e esperamos um dia conseguir seguir seus passos", disse Toni Sikes, principal executiva da
Guild.com, uma varejista de artes
e presentes on-line e por catálogo.
Sikes, cuja empresa teve capital
aberto durante um breve período,
quando era uma unidade da Ashford.com (que hoje também tem
capital privado), disse que as novas ofertas públicas tiveram efeitos imediatos: "Começa a ter uma
disposição a investir em empresas
desse tipo, em vez de correr na direção oposta", afirma Sikes.
Outros executivos do varejo na
internet concordam. Bill Miller,
principal executivo da Eziba, uma
empresa de capital privado que
vende produtos feitos à mão pela
internet, disse: "Os capitalistas de
risco estão mais dispostos a aceitar reuniões hoje em dia".
Tanto Sikes como Miller afirmaram não estar preocupados
com a maior concorrência.
Executivos da 1-800-Flowers.com, um dos sites de presentes de maior sucesso, dizem que
estão igualmente otimistas sobre
o varejo on-line, apesar da concorrência mais bem financiada.
"Estamos sempre tentando superar a concorrência", disse
Christopher G. McCann, presidente da 1-800-Flowers.com.
"Mas se você tem bons concorrentes que gastam com sabedoria,
isso beneficia o setor em geral."
McCann disse que o rendimento e os lucros de sua empresa continuam melhorando.
Em agosto, a companhia relatou
que para o ano encerrado em 30
de junho as vendas aumentaram
14%, chegando a US$ 566 milhões, com lucro líquido de
US$ 12 milhões. Ele disse que as
vendas deverão crescer de 7% a
10% neste ano.
A categoria de presentes on-line
está especialmente bem situada
para atrair a atenção de investidores, disse Eric Beder, analista da
firma de investimentos Northeast
Securities. Os comerciantes de
presentes na internet, disse Beder,
se beneficiam da falta de concorrência dos varejistas maiores.
Robert Leathern, um analista da
Nielsen NetRatings, disse que as
recentes ofertas públicas iniciais
"significam que haverá outros comerciantes eletrônicos desejando
abrir seu capital nos próximos
seis a 12 meses".
Uma nova rodada de ofertas públicas iniciais lucrativas mostrará
como os executivos da internet
aprenderam com o último boom.
"Vai variar de empresa para empresa, mas você pode apostar que,
em comparação com alguns anos
atrás, 90% do dinheiro não irá para despesas de marketing", disse
Sikes, da Guild.com. Ela afirmou,
porém, que quer ajudar a sustentar o momento do mercado. "Vou
comprar algumas ações da
RedEnvelope. Temos de fazer tudo o que pudermos", disse ela.
Tradução de Luiz Roberto Gonçalves
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