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São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 2003

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Nova tecnologia ganha espaço em Wall Street

DO "NEW YORK TIMES"

Os comerciantes eletrônicos estão começando a se sentir novamente bem-vindos em Wall Street. Depois de um período de três anos e meio em que somente um varejista on-line, a Overstock.com, abriu seu capital, a RedEnvelope, que comercializa presentes on-line e por catálogo, levantou cerca de US$ 31 milhões em sua oferta pública inicial de ações no final do mês passado.
Executivos de empresas varejistas de capital privado na internet dizem que essas ofertas públicas mostram que os investidores estão começando a prestar atenção novamente no setor.
Segundo eles, as firmas de capital de risco estão mais receptivas a suas ofertas -e estão dando às sobreviventes do estouro da internet a esperança de que um dia possam obter as riquezas que não tiveram nos anos do boom.
"Isso tem um impacto enorme para todos nós que sobrevivemos, e esperamos um dia conseguir seguir seus passos", disse Toni Sikes, principal executiva da Guild.com, uma varejista de artes e presentes on-line e por catálogo.
Sikes, cuja empresa teve capital aberto durante um breve período, quando era uma unidade da Ashford.com (que hoje também tem capital privado), disse que as novas ofertas públicas tiveram efeitos imediatos: "Começa a ter uma disposição a investir em empresas desse tipo, em vez de correr na direção oposta", afirma Sikes.
Outros executivos do varejo na internet concordam. Bill Miller, principal executivo da Eziba, uma empresa de capital privado que vende produtos feitos à mão pela internet, disse: "Os capitalistas de risco estão mais dispostos a aceitar reuniões hoje em dia".
Tanto Sikes como Miller afirmaram não estar preocupados com a maior concorrência.
Executivos da 1-800-Flowers.com, um dos sites de presentes de maior sucesso, dizem que estão igualmente otimistas sobre o varejo on-line, apesar da concorrência mais bem financiada.
"Estamos sempre tentando superar a concorrência", disse Christopher G. McCann, presidente da 1-800-Flowers.com. "Mas se você tem bons concorrentes que gastam com sabedoria, isso beneficia o setor em geral."
McCann disse que o rendimento e os lucros de sua empresa continuam melhorando.
Em agosto, a companhia relatou que para o ano encerrado em 30 de junho as vendas aumentaram 14%, chegando a US$ 566 milhões, com lucro líquido de US$ 12 milhões. Ele disse que as vendas deverão crescer de 7% a 10% neste ano.
A categoria de presentes on-line está especialmente bem situada para atrair a atenção de investidores, disse Eric Beder, analista da firma de investimentos Northeast Securities. Os comerciantes de presentes na internet, disse Beder, se beneficiam da falta de concorrência dos varejistas maiores.
Robert Leathern, um analista da Nielsen NetRatings, disse que as recentes ofertas públicas iniciais "significam que haverá outros comerciantes eletrônicos desejando abrir seu capital nos próximos seis a 12 meses".
Uma nova rodada de ofertas públicas iniciais lucrativas mostrará como os executivos da internet aprenderam com o último boom. "Vai variar de empresa para empresa, mas você pode apostar que, em comparação com alguns anos atrás, 90% do dinheiro não irá para despesas de marketing", disse Sikes, da Guild.com. Ela afirmou, porém, que quer ajudar a sustentar o momento do mercado. "Vou comprar algumas ações da RedEnvelope. Temos de fazer tudo o que pudermos", disse ela.


Tradução de Luiz Roberto Gonçalves

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