UOL


São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Retomada dos EUA ajuda e ameaça

DA REPORTAGEM LOCAL

A recuperação da economia norte-americana beneficia hoje os investimentos de risco, mas, ao mesmo tempo, é uma de suas maiores ameaças.
Uma rápida retomada da atividade tende a levar a um aumento da demanda e dos preços. A atitude do Fed (Federal Reserve, banco central norte-americano), nesse caso, seria certamente uma elevação das taxas de juros. Isso atrairia recursos de investimentos, como Bolsas de Valores, para os títulos do governo dos EUA.
Outro risco de elevação da taxa de juros está ligado à falta de poupança privada e pública nos Estados Unidos.
Hoje, o setor externo é o único responsável por investimentos na economia norte-americana. O nível de endividamento do setor privado é de 180% do PIB e o déficit fiscal do setor público poderá chegar a 6% do PIB em 2004, segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional).
Para analistas, é possível que os investidores externos passem a cobrar um retorno maior para continuar financiando o país, o que implicaria elevação dos juros. Por isso, dizem, o recente boom nos investimentos de risco merece ser visto com cautela. (EF)


Texto Anterior: Nova tecnologia ganha espaço em Wall Street
Próximo Texto: Trabalho: Reforma sindical começa a sair do papel
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.