São Paulo, sábado, 14 de abril de 2001

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PESQUISA

Datafolha apurou em supermercados e hipermercados paulistanos alta de quase todos os preços dos produtos essenciais

Preços de alimentos sobem em São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

Os preços dos principais alimentos que compõem a cesta básica do consumidor subiram, segundo levantamento feito pelo Datafolha em hipermercados e supermercados paulistanos entre os dias 7 e 11 deste mês.
Nos hipermercados, onde o aumento médio no período ficou em 1,28%, a principal alta veio do feijão carioquinha, que subiu 4,31%. Os preços desse produto, no entanto, aumentaram menos do que há um mês. Na semana encerrada em 14 de março, por exemplo, o carioquinha havia aumentado 10,92%.
Além do feijão, outro produto que contribuiu para o aumento da cesta de gêneros de primeira necessidade foi o arroz, depois de duas semanas de trégua para o bolso do consumidor. A alta do tipo agulhinha foi de 2,32%. Nos dois períodos anteriores, o produto havia caído 0,54% e 1,48%, respectivamente.
Nos supermercados, o aumento médio nesses cinco dias ficou em 0,97%. Nesses estabelecimentos, vários foram os tipo de produtos que mais contribuíram para a pressão altista, além dos já citados feijão e arroz.
As carnes tiveram alta de 2,72%, a maior do ano. Os principais aumentos foram os do frango resfriado, que subiu 7,79%, e os do patinho, cuja alta foi de 3,83%.
Os enlatados subiram 1,73% no período, puxados principalmente pela alta de 1,89% nos preços do óleo de soja.
O desjejum também ficou mais caro para os consumidores que compraram os produtos matinais cujos preços subiram 1,68%, em média. O biscoito tipo cream cracker subiu 6,56%, e o leite tipo B, 5,65%. Os preços da manteiga e do café moído aumentaram 4,59% e 2,62%, respectivamente. Nesse segmento da alimentação básica, nem açúcar nem pão francês apresentaram variação de preço. Apenas o leite tipo C teve queda de preço (2,86%).
Em relação aos hortifrútis, a maior alta foi a do tomate, que subiu 3,40%. A cebola (1,77%) e a batata lisa (1,24%) também custaram mais na semana.
O Datafolha pesquisa preços semanalmente em 17 supermercados e 16 hipermercados. Nesta semana, foram feitas 6.213 tomadas de preços.
(GUILHERME CUCHIERATO)


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