São Paulo, terça-feira, 14 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só 1 de 10 bancos diz custo total de empréstimo

VERENA FORNETTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Depois de um ano da resolução do Banco Central que obriga as instituições financeiras a informarem aos clientes o custo total dos empréstimos, apenas um dos dez maiores bancos do país cumpre a exigência espontaneamente, de acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
O CET (Custo Efetivo Total) abrange taxas como juros, tarifas e encargos. Para pesquisar o cumprimento da norma, o Idec contratou empréstimos pessoais de R$ 300 na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul, Itaú, Unibanco, Real, Nossa Caixa e Santander. O instituto tentou emprestar do HSBC, mas o banco negou o empréstimo solicitado em razão das características do cliente e outras linhas foram oferecidas. O Idec recusou as opções sugeridas.
Só o Itaú informou o custo total do crédito espontaneamente. No Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Unibanco e Nossa Caixa, a informação foi fornecida após questionamento do cliente. CEF, Banrisul e Real, segundo o Idec, disseram aos correntistas que o custo total seria informado no contrato. O Idec julga o procedimento inadequado, pois, nesta fase, o cliente já optou pelo banco e não consegue mais compará-lo com o serviço oferecido por outras instituições bancárias.
A economista Ione Amorim, coordenadora da pesquisa do Idec, afirma que não há transparência na contratação dos empréstimos. Ela diz que os bancos enfatizam o valor das parcelas do crédito, mas não as taxas e os encargos. O Idec destaca que há resistência em oferecer linhas com taxas de juros menores. No teste, alguns sugeriram alternativas com taxas de juros superiores, como cheque especial e cartão de crédito.
Amorim cita outros problemas, como venda casada (oferecer um produto e obrigar a contratar outro), prática proibida no país, e autorização para alteração unilateral do contrato firmado com o cliente.


Texto Anterior: IR - Serviço Folha - IOB: Receita Federal prioriza idosos no primeiro lote de restituições
Próximo Texto: Outro lado: Instituições dizem seguir norma do BC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.