UOL


São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Risco de descontrole é eliminado, diz Palocci

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

"O risco do descontrole da inflação já está eliminado." A afirmação foi feita pelo ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda) ao comentar os últimos indicadores de inflação. Segundo ele, a inflação está em queda conforme o esperado pelo mercado.
"Mas não é uma batalha vencida", ponderou Palocci. Para o ministro, o governo tem de continuar trabalhando para reduzir os índices inflacionários para não comprometer a renda das pessoas mais pobres.
O consultor Ricardo Braule, que faz parte de um comitê governamental sobre IPCA, calculou que o núcleo da inflação de abril ficou em 1,3%. "Ainda é cedo para falar em queda consistente", comentou.
O núcleo da inflação mede a variação dos preços livres na economia. Ou seja, os preços que não sofrem controle como as tarifas públicas. Para Braule, a situação só estará confortável quando o núcleo estiver em torno de 0,5% ao mês.
Palocci também ressaltou a queda do risco Brasil, ou seja, do prêmio pago pelo país na colocação de títulos públicos no exterior. "Os indicadores estão apontando para uma situação econômica muito melhor para o Brasil".

Maria da Conceição Tavares
Apesar dos comentários, Palocci disse que não está "eufórico" como afirmou a economista Maria da Conceição Tavares em um debate promovido na última segunda-feira. Ela disse que tinha medo de que o governo se "embebede" com o sucesso.
"Jamais vou me embebedar com números", disse.


Texto Anterior: Ano do dragão: Inflação cai, mas corte nos juros é incerto
Próximo Texto: Inflação pára, mas com preços no alto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.