UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sindicato fraco prejudica o trabalhador

DA REPORTAGEM LOCAL

A falta de representatividade dos sindicatos é apontada por especialistas, advogados e sindicalistas como um dos fatores que contribuíram para a realização de acordos e convenções que, na prática, estabelecem cláusulas que prejudicam os trabalhadores.
"O trabalhador não pode escolher quem vai representá-lo no nosso sistema de unicidade sindical [um sindicato por base territorial]. Enquanto não houver um cenário de liberdade sindical, não haverá como fortalecer essa representação", diz Guilherme Mastrich Basso, procurador-geral do Ministério Público do Trabalho.
Rosa Maria Campos Jorge, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, diz que, "muitas vezes, a categoria representada não é informada pelo sindicato sobre o que está sendo negociado. O trabalhador só fica sabendo depois de firmado o acordo".
Segundo Rosa Maria, muitas empresas utilizam as convenções ou os acordos coletivos para escapar de uma autuação. Isso acontece, muitas vezes, com o apoio da Justiça. (CR e FF)

Texto Anterior: Trabalho: Governo quer frear flexibilização trabalhista
Próximo Texto: Entidades dificultam oposição a taxas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.