São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação em São Paulo desacelera depois de 11 semanas, indica a Fipe

ANA PAULA RIBEIRO
DA FOLHA ONLINE

Os aumentos menos acentuados nos preços dos combustíveis e alimentos fizeram com que a inflação no município de São Paulo apresentasse a primeira desaceleração após 11 semanas de altas consecutivas. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, da USP) recuou para 0,83% na primeira quadrissemana deste mês -período de 30 dias terminado em 7 de julho. No fechamento de junho, havia registrado 0,92%.
"Os preços estão em um processo de queda gradual, e esperamos que na seqüência o índice deva fechar [o mês] em 0,5%", disse o coordenador-adjunto do IPC, Juarez Rizzieri. A previsão anterior era que a inflação em julho ficasse entre 0,6% e 0,7%. Se a expectativa se concretizar, será a primeira redução do índice mensal desde março.
Entretanto essa desaceleração será provisória. O IPC de agosto deve refletir os reajustes das tarifas de energia e do telefone. Além disso, o consumidor tem pela frente dois reajustes extras na telefonia fixa, um em setembro e outro em novembro.
Rizzieri espera também que os gastos com saúde subam nos próximos meses. Em maio, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) autorizou aumento de 11,75% para os planos de saúde. Na primeira quadrissemana de julho, as principais pressões, assim como no mês de junho, vieram dos preços dos alimentos e de transportes, com altas de 1,17% e 1,77%, respectivamente.
Só a gasolina, que subiu 5,74%, contribuiu com 0,15 ponto percentual para o índice de 0,83%. A pressão nos preços dos alimentos veio dos produtos "in natura".
O coordenador-adjunto afirmou, no entanto, que os preços de alimentos básicos estão caindo. Para o ano, a Fipe mantém a previsão de que a inflação fique entre 5,5% e 6%.


Texto Anterior: Endividamento cai em julho, aponta pesquisa
Próximo Texto: Óleo: Petrobras diz que pode aumentar novamente preço de combustíveis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.