São Paulo, quinta-feira, 14 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

OMC


Reino Unido quer concessão à China
O Reino Unido, que detém a presidência rotativa da União Européia neste semestre, disse ontem que espera que o bloco dê à China o status de "economia de mercado" até setembro deste ano, quando acontece um encontro em Pequim. "Seria ótimo ter isso fechado até o encontro", disse o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Alan Johnson.
Um porta-voz da Comissão Européia, braço executivo da UE, disse, no entanto, que o país asiático ainda não está preparado para a designação.
A Comissão Européia detém o direito de propor a mudança de status da China, que teria que ser aprovada por uma maioria qualificada dos 25 países da UE.
De acordo com condições negociadas quando a China entrou na OMC (Organização Mundial do Comércio), em 2001, os membros do organismo podem não tratar o país asiático como economia de mercado até 2016.
O Brasil concedeu status de economia de mercado à China em 2004, o que desagradou a setores da indústria, porque o país não pode mais adotar algumas medidas antidumping.


Texto Anterior: Opinião econômica - Paulo Nogueira Batista Jr.: Contaminação Zero?
Próximo Texto: Novo emprego: Colin Powell vai trabalhar no Vale do Silício
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.