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OPERAÇÃO NARCISO
Analistas calculam em R$ 400 milhões movimento anual da empresa, que explodiu nos anos 1990
Daslu investiu R$ 200 mi em nova loja
ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
A Daslu movimenta ao ano
mais de R$ 400 milhões em vendas (US$ 154 milhões), segundo a
conta de especialistas que apontaram, no ano passado, uma expansão de até 40% nos negócios da
empresa -ancorada na disparada do consumo de luxo no país.
Para ter uma idéia, no shopping
Iguatemi, o mais tradicional de
São Paulo, que vende de grifes a
itens populares, o faturamento ultrapassou R$ 1 bilhão em 2004.
Com mil empregados, sendo
200 "dasluzetes" -apelido das
vendedoras que recebem até R$
15 mil (incluindo comissão) por
mês-, o grupo tem dados impressionantes. Entre 75% e 80%
das pessoas que vão à Daslu não
vão embora da loja sem comprar
alguma coisa. Já em shoppings,
essa taxa varia de 15% a 30%.
Em investimentos, os volumes
também são altos. Para a inauguração da nova Daslu -o espaço
de 20 mil metros quadrados, incluindo o terraço, aberto ao público em junho-, foram gastos R$
200 milhões. Estima-se que R$ 40
milhões tenham sido bancados
pela própria Daslu, e o restante,
rateado entre as grifes que estão
na operação comercial. Elas são as
principais marcas de alto luxo e
novatas no mercado brasileiro,
como a varejista dos EUA Gap.
Cálculos que envolvem a rede
de roupas não são fáceis de serem
feitos. A Daslu vende riqueza mas
evitar falar dela. Em 2003, quando
a rede já tinha expressão nacional,
e os primeiros dados de faturamento vazaram ao mercado, as
vendas chegaram a US$ 110 milhões no ano. Para chegar aos resultados presentes, a Folha pediu
que especialistas de varejo de luxo
calculassem a expansão registrada em 2004.
Calcula-se, segundo as consultorias AT Kearney e MCF Fashion, que o crescimento da Daslu
tenha sido de 35% a 40%.
Com isso, é possível chegar a valores que ultrapassem os US$ 150
milhões em movimentações de
venda no grupo ao ano (R$ 410
milhões em 2004).
Origem
Foi nos anos 1980 que a Daslu
deu os primeiros passos para se
tornar o negócio que é atualmente. A butique começou a operar
naquela época em uma casa na
Vila Nova Conceição, zona oeste
da capital, sob o comando de Lucia Albuquerque, mãe de Eliana
Tranchesi. Comercializava basicamente roupas nacionais, sem as
grifes renomadas. Em 1984, Eliana assumiu o comando da loja
após a morte de sua mãe.
Só nos anos 1990 marcas italianas e francesas começaram a chegar às prateleiras da empresa, que
não parou de crescer e chegou a
enfrentar problemas com os vizinhos. Ganhou renome internacional e freqüentou as páginas das
principais revistas de moda e
comportamento do planeta, considerada um fenômeno num país
pobre como o Brasil.
A Daslu também foi vender a
moda lá fora, com marca própria.
Foi parar em 61 lojas de 24 países,
inclusive no showroom do hotel
Plaza Athénée, em Paris, onde ficaram famosas as badaladas festas que promovia durante as temporadas de desfiles.
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