São Paulo, sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zona do euro cresce em ritmo menor em 2007

DA REDAÇÃO

O ritmo da expansão da economia da zona do euro recuou no quarto trimestre do ano passado, quando a desaceleração mundial, puxada pelos EUA, restringiu a demanda por produtos de exportação e a disparada dos preços de alimentos e combustíveis prejudicou os gastos dos consumidores.
O PIB (Produto Interno Bruto) dos 13 países que usam o euro como moeda avançou 0,4% em relação ao terceiro trimestre de 2007, quando o indicador se expandiu 0,8%. Já a economia dos 27 países da União Européia cresceu 0,5% nos últimos três meses de 2007, 0,3 ponto percentual menos que o avanço de julho a setembro.
As primeiras economias da região se desaceleraram. Alemanha e França cresceram 0,3% no quarto trimestre do ano passado -tinham crescido 0,7% e 0,8% nos três meses anteriores. O PIB britânico se expandiu 0,6%, ante avanço de 0,7% no terceiro trimestre.
No ano, a economia da zona do euro teve avanço de 2,7% e a da União Européia cresceu 2,9%. Foi a primeira vez desde 2001 em que o bloco econômico europeu avançou mais que os Estados Unidos, que se expandiram em 2,2% no ano passado.


Com a Bloomberg

Texto Anterior: Economia japonesa se acelera no 4º tri
Próximo Texto: Após discurso de Bernanke, Bolsa interrompe ciclo de altas e cai 1,2%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.