São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso passa pacote, e Obama vê primeiro passo

DE NOVA YORK

O Congresso dos EUA finalmente aprovou na noite de sexta-feira o novo pacote de estímulo para a economia patrocinado pelo presidente Barack Obama.
"Esse passo histórico não é o passo final que levará nossa economia à recuperação, mas apenas o primeiro deles", afirmou Obama ontem em seu pronunciamento semanal ao comentar a aprovação.
A versão final do plano, que agora vai para a sanção presidencial, inclui US$ 787 bilhões (mais da metade do PIB brasileiro) e ficou um pouco menor do que o proposto inicialmente.
Em compensação, o Departamento de Orçamento do Congresso estima que os gastos aprovados na versão final serão executados de forma mais ágil que o previsto nos pacotes que chegaram a ser negociados antes. A expectativa é que 74% do dinheiro seja gasto até o final de setembro de 2010.
Mais cedo, o plano já havia sido aprovado pela Câmara por 246 votos a favor e 183 contra, incluindo sete democratas que se aliaram aos oposicionistas republicanos. À noite, o Senado aprovou as medidas por 60 votos a 38. Três senadores republicanos "centristas" e dois independentes (sem partido) votaram a favor juntamente com outros 55 democratas.
O plano é uma grande vitória para as prioridades democratas, como saúde, educação e energia renovável. Cerca de 64% do dinheiro será destinado a gastos diretos em áreas como essas. A pressão republicana incluiu mais cortes de impostos (36% do total da verba) do que o inicialmente previsto. (FCZ)


Texto Anterior: Empresas emitem títulos de risco e vendem patrimônio
Próximo Texto: Países ricos prometem não usar medidas protecionistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.