São Paulo, quinta-feira, 15 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça manda auditar sistema de anúncio do Google

Segundo decisão judicial, site de buscas terá de submeter seu sistema de contagem de cliques a peritos externos

Agência de publicidade quer devolução de R$ 2,2 mi sob a alegação de cobrança indevida; Google afirma achar processo "suspeito"


DA REPORTAGEM LOCAL

Uma ação movida pela agência de publicidade Hotlist Web Marketing pode arranhar a imagem do Google, maior site de buscas e de propaganda on-line do mundo. A Justiça brasileira determinou que o site abra seu sistema de contagem de cliques a uma auditoria para checar se houve cobrança indevida da Hotlist. O Google diz que recorrerá e que acha o processo "suspeito".
A agência de publicidade pede que o Google devolva a ela R$ 2,2 milhões. O processo se arrasta há dois anos e a última decisão foi tomada há dois dias pelo juiz Luiz Fernando Cirillo, da 31ª Vara Cível de São Paulo.
Segundo o advogado da Hotlist, José Maria Trepat Cases, o processo foi movido porque os clientes da Hotlist (outras empresas) pediam que o Google atestasse a veracidade de suas faturas, calculadas com base na audiência gerada.
Chamado de "AdWords", esse sistema do Google relaciona a uma palavra digitada no campo de busca diversos links de empresas patrocinadoras que só aparecem na página de resultados. Toda vez que o internauta clica em um link patrocinado, a empresa paga um valor predefinido ao Google. Esse sistema gera quase 70% da receita do gigante da internet.
Em comunicado, o Google diz que, ao assinar o contrato, a Hotlist reconheceu que a ferramenta de contagem elimina cliques forjados por robôs desenvolvidos por hackers para fraudar a audiência. Ainda segundo o contrato, o Google diz que seus clientes também aceitam as condições de que não haverá auditoria no sistema que faz a contagem dos cliques.
A decisão da Justiça determina que o Google abra seu sistema para que essa checagem seja feita. Com base nela, a Hotlist espera ter como resultado uma diferença de R$ 2,2 milhões, valor que ela espera receber.

Comissão
Para a Hotlist, esse valor também corresponderia a uma comissão de 20% que o Google deveria pagar à Hotlist. "Uma coisa compensaria a outra", diz Cases. Segundo ele, é comum do mercado de publicidade o pagamento dessa comissão às agências sempre que um anúncio é publicado -algo não previsto no contrato com o Google.


Texto Anterior: Desemprego continuará elevado nos principais países, prevê FMI
Próximo Texto: Outro lado: Site afirma que processo causa "estranheza"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.