|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Gol fica perto da TAM em março no mercado doméstico, diz Anac
Diferença de participação entre as companhias é inferior a meio ponto percentual
DA REPORTAGEM LOCAL
A TAM e a Gol/Varig dividiram a liderança do mercado doméstico de aviação em março,
com menos de meio ponto percentual de diferença na participação, segundo dados divulgados ontem pela Anac (Agência
Nacional de Aviação Civil).
Com crescimento de demanda de 38,5% na comparação
com o mesmo mês no ano passado, a Gol/Varig atingiu a participação de 41,44% do mercado nacional, ante 41,75% da
TAM, que cresceu 11,8% em
igual período. Apesar do crescimento em relação a março de
2009, ambas empresas perderam participação de mercado
no mês passado: em fevereiro, a
participação da TAM era de
42,42%, e a da Gol, 41,61%.
Nas rotas internacionais oferecidas pelas companhias brasileiras, no entanto, a TAM domina 85% do mercado, ante
14,6% da Gol/Varig.
Considerando todas as companhias, houve aumento de
32% no mercado doméstico em
março na comparação com o
mesmo mês do ano passado e
de 10,8% no internacional, no
mesmo período.
Com isso, o primeiro trimestre acumula alta de 35% no tráfego em voos no Brasil ante
igual intervalo em 2009. Com
relação aos voos internacionais
operados pelas companhias
brasileiras, a alta foi de 12,8%.
Terceira maior companhia
do setor, a Webjet atingiu 6%
de participação no mercado doméstico. A Azul ficou com
5,4%; a OceanAir, com 2,4%; e a
Trip, com 2,1%.
De acordo com os dados de
março, a ocupação continua
elevada nos voos domésticos
(65%) e maior ainda nos voos
para o exterior operados pelas
empresas brasileiras (69%). No
acumulado do primeiro trimestre deste ano, a ocupação doméstica está em 71,6% e a internacional atinge 76%.
Lucro
A TAM fechou 2009 como a
aérea mais lucrativa da América Latina e dos Estados Unidos,
de acordo com levantamento
da consultoria Economática. A
Gol ficou em segundo lugar.
O estudo considerou 11 empresas de capital aberto do setor de transporte aéreo regular.
A TAM fechou 2009 com lucro
de US$ 771 milhões, seguida pela Gol, com US$ 493 milhões.
A LAN Chile ficou em terceiro, com US$ 231,4 milhões.
Texto Anterior: Outro lado: Site afirma que processo causa "estranheza" Próximo Texto: Entidade do setor de cana diz que não recebeu denúncias Índice
|