São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE vai retaliar protecionismo norte-americano

DA REPORTAGEM LOCAL

A União Européia apresentou ontem à OMC (Organização Mundial do Comércio) uma lista com sanções a serem impostas a produtos americanos. A medida, anunciada pela Comissão Européia, o braço executivo do bloco, seria uma resposta à decisão dos EUA de adotar uma sobretaxa de até 30% para o aço importado, o que prejudicou países europeus, principalmente a Alemanha.
Segundo a Comissão Européia, os países do bloco deverão cobrar sobretaxas de 100% sobre produtos que constam de uma lista, entregue ontem à OMC. Os produtos afetados, desde cigarros até vegetais congelados, foram escolhidos deliberadamente. Eles são produzidos em Estados dos EUA nos quais o presidente americano, George W. Bush, está em campanha para eleger correligionários ao Senado.
As sanções devem entrar em vigor no dia 18 de junho, divulgaram ontem em Bruxelas membros da comissão.
Para entrarem em vigor, porém, todos os 15 países da União Européia ainda devem votar a favor das sanções contra os Estados Unidos.
Caso seja aprovada, a sobretaxa deverá representar 378 milhões a mais para os europeus em taxas cobradas aos americanos.



Texto Anterior: Brasil vai à OMC contra a "farm bill" americana
Próximo Texto: Disputa: Déficit francês é ruim para o euro, diz alemão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.