São Paulo, terça-feira, 15 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Banco Central já prevê reajustes de 11,8% no ano

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em suas estimativas para a inflação, o Banco Central projeta em 11,8% o reajuste esperado para o preço da gasolina até o final do ano. Segundo o BC, devido a uma queda de cerca de 2% em janeiro, o aumento a ser registrado ao longo de todo o ano de 2004 deve ficar em 9,5%.
Essas projeções foram divulgadas no final do mês passado, quando foi publicado documento que mostrava as razões pelas quais o Copom (Comitê de Política Monetária do BC) havia decidido, na ocasião, manter os juros em 16% ao ano.
A projeção de aumento da gasolina reflete a alta do preço do petróleo no mercado internacional. Segundo o BC, a expectativa era que esse movimento fosse passageiro. Porém, o documento divulgado em maio já ressaltava que, "se a variação de preços configurar, no médio prazo, um choque de oferta de caráter mais permanente, será necessário reavaliar essas projeções". Segundo esse cenário traçado pelo BC, a inflação deste ano deve ficar acima da meta de 5,5%, embora dentro da margem de tolerância de 2,5 pontos.


Texto Anterior: Petrobras fez "escolha política", diz especialista
Próximo Texto: Opinião econômica: Não chores por mim, Argentina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.