São Paulo, terça-feira, 15 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Levy vê perfil melhor de investimentos no país

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de ter perdido parte substancial do volume de investimentos estrangeiros que teve durante os anos 90, o Brasil conta hoje com um perfil melhor de investimentos, avalia Joaquim Levy, secretário do Tesouro.
Anteontem, a Unctad divulgou estudo segundo o qual o fluxo de investimentos para a América Latina caiu de US$ 109 bilhões em 1999 para US$ 49 bilhões no ano passado. Ontem, comentando os números, Levy lembrou que, atualmente, grande parte dos investimentos está concentrada em setores que produzem bens comercializáveis (exportáveis).
O perfil é melhor porque, ao financiar indústrias que têm potencial para exportar, o investimento estrangeiro acaba contribuindo para aumentar o saldo comercial. Isso não ocorria quando as entradas de investimentos financiavam a compra de empresas do setor de serviços, por exemplo.
Em 1996, iam para o setor de serviços 76% dos investimentos estrangeiros, restando à indústria e ao setor agrícola 24%. Já no ano passado, os investimentos destinados à indústria e a agricultura representavam quase a metade do total de recursos que entraram no país. (MARCELO BILLI)


Texto Anterior: Mantega expõe agenda para desenvolvimento
Próximo Texto: Mil pessoas protestam contra a Alca e a OMC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.