São Paulo, terça-feira, 15 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Budweiser entrará no país como marca premium

DA REPORTAGEM LOCAL

Conforme a estratégia de fazer da Budweiser e da Bud Light marcas globais, a InBev introduzirá as duas cervejas no mercado nacional -não se sabe se produzidas localmente ou importadas.
O presidente-executivo Carlos Brito afirmou que elas se enquadrarão no nicho premium, não competindo com as marcas mais populares da InBev. Mas especialistas em varejo dizem que a concorrência será inevitável, pois a Budweiser nos EUA e a Skol no Brasil têm posicionamento semelhante, voltadas ao público jovem.
Para o consultor Eugênio Foganholo, da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, do ponto de vista estratégico é melhor lançar "um espelho" do que dar espaço para outro fabricante.
Alberto Serrentino, da consultoria GS&MD, avalia que, mesmo tirando um pouco dos clientes da Skol, pode haver ganho de "market share", dependendo da estratégia de marketing.
Foganholo ressalta ainda que o mercado de bebidas se sofisticou muito nos últimos anos. Na sua opinião, uma marca de cerveja pode roubar consumidores não só dos concorrentes diretos mas também de refrigerantes e energéticos, por exemplo.
Embora a Anheuser-Busch não tenha operações no Brasil, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) vai analisar o negócio. (DG e TR)


Texto Anterior: InBev torna-se maior cervejaria do mundo
Próximo Texto: Foco: Com estilo "agressivo" de gestão, Carlos Brito se firma no comando de cervejarias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.