São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falido, segundo maior acionista sofre liquidação

DA SUCURSAL DO RIO

O segundo maior acionista da Varig é uma empresa falida. A Interunion Capitalização, que tem 7,8% do capital do grupo de aviação, está em liquidação para venda de seus ativos e ressarcimento dos pequenos credores que compraram títulos de capitalização sonhando com os prêmios dos sorteios "papa-tudo". Pela lei, eles têm direito a receber metade do valor do bilhete, sem juros.
O liquidante, Sebastião Pinto da Silva, diz que tentou quatro vezes vender as ações da Varig em leilão na Bolsa de Valores, mas que só houve comprador para um pequeno lote de papéis da holding Varig Serviços de Transportes Aéreos, criada com a cisão da Varig, em 99.
"As ações valeram muito no passado. Hoje, teoricamente, valeriam R$ 15 milhões, mas não há comprador. Desisti do leilão", disse.
O liquidante queixa-se do tratamento que recebe, na condição de acionista minoritário. Diz que só tem notícias da empresa porque a Interunion tem um assento no conselho fiscal e que os editais de convocação para assembléias só são publicados nos jornais gaúchos.
Ele disse que entrou com ação contra a Varig, na Justiça gaúcha, pelo não pagamento de dividendos, mas perdeu. "O minoritário é desprezado", afirmou. (EL)


Texto Anterior: Aviação: Governo é o culpado pela crise, diz Varig
Próximo Texto: Ex-conselheiro compara companhia a estatal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.