São Paulo, sábado, 15 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mzafalon@folhasp.com.br

QUANTO PERDE
Os principais frigoríficos do país já têm como certa a restrição da União Européia à carne brasileira. Na avaliação deles, a redução de exportações seria de 20%, produto que poderá ter como destino o Chile -que já foi o maior importador brasileiro-, Cuba, China e Malásia.

SEM MUDANÇAS
Os preços do álcool continuam sem grandes alterações nas usinas paulistas. Pesquisa desta semana do Cepea indicou que o litro do hidratado recuou para R$ 0,754 -queda de 0,39%. Já o litro do anidro subiu para R$ 0,856 -alta de 0,08%. Os preços não incluem impostos.

RECURSOS
Os produtores querem que o governo seja ágil na liberação do crédito de custeio para a safrinha de milho e para a safra de trigo do próximo ano. No caso da safrinha, o crédito deve vir até fevereiro; no do trigo, até meados de março.

ESTOCAGEM
Em vista do aumento de safra ano a ano, o governo deve adotar urgentemente uma nova política de estocagem, na avaliação dos produtores. Do contrário, não haverá local para entrega dos produtos nas próximas safras.

PROMETE
O próximo ano deverá repetir 2007 para os produtores, na avaliação do analista José Pitoli. Será um ano de novos ganhos. Milho e soja continuam com preços aquecidos devido à demanda pelo setor de bioenergia. Já o trigo, em vista dos estoques mundiais baixos, vai repetir os ganhos deste ano.

SAFRA DE CAFÉ
A safra 2007/8 de café foi de 33,7 milhões de sacas beneficiadas de 60 quilos, divulgou ontem a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). A produção de arábica recuou para 23,5 milhões de sacas e a de robusta, para 10,3 milhões. A produção deste ano foi 20,6% inferior à da safra anterior, na avaliação do órgão do governo.

MG LIDERA
O Estado de Minas Gerais, que é o maior produtor de café arábica do país, fica com 46% da produção total. Já o Espírito Santo, segundo maior produtor, lidera a produção nacional de café robusta. A área de café é de 2,3 milhões de hectares, com um parque cafeeiro de 5,6 bilhões de pés em produção.

ESTOQUES BAIXOS Os estoques finais de café na safra 2007/8 deverão ficar em apenas 3,69 milhões de sacas de 60 quilos, na avaliação da Safras & Mercado. Esse estoque mostra queda de 57% na comparação com o de 2006/7, quando estava em 8,7 milhões de sacas.


Texto Anterior: Bolsa encerra semana tensa com queda de 4,87%
Próximo Texto: Justiça revoga resultado de licitação de rodovia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.