São Paulo, quinta-feira, 16 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

contração

Mercedes abre PDV e dá licença a 1.200

CLAUDIA ROLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Mercedes-Benz, fabricante de caminhões e ônibus de São Bernardo do Campo, vai conceder licença remunerada para 1.200 empregados da unidade por um período de 15 dias e abriu PDV (Programa de Demissão Voluntária) até maio.
O voluntariado é aberto a 8.000 funcionários da produção de caminhões e ônibus, e, segundo a montadora, não há meta de adesão prevista. O programa prevê pagamento de quatro salários adicionais e três meses de plano médico, além das verbas previstas em lei. Em março, a Mercedes já havia aberto PDV para aposentados.
Durante assembleia feita na segunda-feira, sindicalistas disseram que a montadora teria informado ter 1.800 empregados excedentes na unidade, que emprega 12 mil pessoas. A Mercedes-Benz não confirma.
As duas medidas anunciadas pela montadora têm como objetivo adequar o volume de produção ao mercado. Apesar de as vendas terem registrado aumento em março, a Mercedes teve queda de 50% nas exportações no primeiro trimestre deste ano ante igual período de 2008, o que justifica a adoção de licença a partir de amanhã até o dia 3 de maio para ajustar a produção.
O acordo que prevê a redução do IPI em troca de garantia de emprego permite a abertura de PDV.


Texto Anterior: Expansão: Grupo Fiat e fornecedores contratam 1.200
Próximo Texto: Lula afirma que protecionismo é droga que leva à depressão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.