São Paulo, quarta-feira, 16 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado

Associação de locadoras repudia ação

DA REPORTAGEM LOCAL

A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis "repudia o tratamento dado ao setor" na ação policial. Seu diretor, Weber Mesquita, diz que as locadoras têm filiais em vários Estados e, portanto, a circulação de carros com placas de Curitiba, por exemplo, em São Paulo, "é característica intrínseca do negócio. Não é ilegal."
É comum, diz, uma locadora paulista com filial em Curitiba, por exemplo, realocar carros para outros Estados. "Os veículos das empresas de locação estão legalizados e regulares, com taxas e impostos em dia." A associação diz que não são só as locadoras que têm carros com placas de outros Estados circulando em São Paulo. "Da frota paulista, cerca de 10% são de locadoras."
A questão é polêmica. Se uma locadora tem filiais em várias regiões, pode ter carros circulando em São Paulo que pagam IPVA em outros Estados. Mas se ela tem toda a frota registrada em Tocantins, por exemplo, a Fazenda paulista pode pedir a transferência para São Paulo, por caracterizar evasão fiscal.
"Uma empresa com sede em Minas e carros circulando em São Paulo não é obrigada a licenciar os carros em São Paulo. Agora, se o carro não sai de São Paulo, a Fazenda pode interpretar que é o caso de transferi-lo para São Paulo, e isso pode gerar um contencioso", diz o consultor Clovis Panzarini.


Texto Anterior: MP investiga lavagem de dinheiro no IPVA
Próximo Texto: Thomson fecha compra da Reuters por US$ 17,2 bi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.