São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa de SP sobe 2,1% e ultrapassa os 71 mil pontos

Mercado externo, Vale e Petrobras dão impulso

DA REPORTAGEM LOCAL

Após um pregão em que operou todo o tempo em alta, a Bolsa de Valores de São Paulo conquistou novo recorde, ao avançar 2,09% e cravar 71.492 pontos pela primeira vez.
Apoiada em um cenário externo tranqüilo e nos ganhos registrados por suas ações mais negociadas, a Bovespa passou a acumular valorização mensal de 5,34%. No ano, a alta acumulada está em 11,91%.
Entre os papéis de maior liquidez, destaque para os da Vale, que subiram 3,47% (ON) e 2,87% (PNA). A apreciação dos metais no mercado internacional, que reagiram à perspectiva de que a demanda na China vai se elevar, favoreceram a Vale, que é uma grande exportadora.
A Petrobras, ação mais negociada da Bovespa, também encerrou em terreno positivo, mesmo com o petróleo fechando em valor inferior ao do pregão anterior. A ação ordinária da Petrobras teve valorização de 1,87%, e a preferencial fechou com alta de 1,74%.
Juntas, as ações de Vale e Petrobras responderam por aproximadamente 36% de toda a movimentação da Bolsa ontem.
"Com o término do período de divulgação de balanços do 1º trimestre, que trouxeram bons resultados, e uma acomodação no cenário internacional, a Bolsa não encontrou empecilhos para subir. Temos tido alguns indicadores econômicos melhores que o previsto nos EUA, o que acaba favorecendo [o mercado]", diz Álvaro Bandeira, diretor da corretora Ágora.
As Bolsas subiram nas principais praças financeiras. Nos EUA, a Bolsa eletrônica Nasdaq -dos papéis de companhias de alta tecnologia- se valorizou em 1,48%; o índice Dow Jones subiu 0,73%. Na Europa, houve alta de 0,58% em Londres. Em Tóquio, o índice Nikkei terminou com ganho de 0,94%.
No mercado de câmbio, o dólar comercial terminou o dia em baixa de 0,42% diante do real, vendido a R$ 1,656.

Ganhos diversificados
O apetite do investidor favoreceu ações de diversos segmentos na Bovespa, que terminaram com fortes altas.
No topo dos ganhos do Ibovespa -índice que agrupa as 66 ações de maior liquidez da Bolsa-, apareceram: Transmissão Paulista PN (com alta de 5,21%), Telesp PN (5,16%), Lojas Renner ON (4,39%), Gerdau Metalurgia (4,36%) e Nossa Caixa ON (3,82%).
Em meio ao clima animado do mercado ontem, cresceram os rumores de que a agência de classificação Fitch promova em breve o Brasil à categoria de grau de investimento.
(FABRICIO VIEIRA)


Texto Anterior: EUA respeitam mar do Brasil, diz comandante
Próximo Texto: Investigações: CVM quer ter acesso direto a dados bancários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.