São Paulo, Quarta-feira, 16 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BA ainda aguarda vans da Asia

da Agência Folha, em Salvador

A proposta apresentada à Ford não é a primeira investida do governo baiano no setor automotivo.
No final de 97, com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso, o governo da Bahia anunciou a construção de uma fábrica da montadora coreana Asia Motors em Camaçari.
Hoje, quase dois anos depois do anúncio oficial, apenas as obras de terraplenagem, que correram a cargo do governo baiano, foram feitas. O terreno, de 2,5 milhões de m2, continua deserto, à espera do empreendimento.
Apesar disso, durante cerca de dois anos, a Asia Motors foi beneficiada com os incentivos fiscais oferecidos pelo regime automotivo especial para a região Nordeste.
Segundo a assessoria da Secretaria da Indústria e Comércio da Bahia, a Asia teria se beneficiado com cerca de US$ 200 milhões em incentivos em troca do compromisso de investir no país e exportar carros produzidos na Bahia.

Tigres em crise
Em notas oficiais, a diretoria da Asia Motors informou que o atraso nas obras foi causado pela crise na economia asiática.
Também informou que procurava um sócio brasileiro para concluir a construção, orçada em US$ 500 milhões.
A previsão era fabricar 60 mil unidades das vans Topic e Towner por ano, além de gerar 2.500 empregos diretos e indiretos. A produção deveria começar em outubro próximo. (CG)


Texto Anterior: Negociação dividiu gaúchos
Próximo Texto: CPMF e IR "comem" quase metade dos juros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.