São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eletrobrás apura crescimento no consumo de eletricidade até abril

HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O consumo de energia elétrica aumentou 1,7% nos primeiros quatro meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Os números foram contabilizados pela Eletrobrás, com base no faturamento das distribuidoras de energia.
Lideraram o aumento de consumo os setores comercial (2,8%) e residencial (1,7%). Na comparação por regiões, o maior crescimento no consumo entre janeiro e abril aconteceu no Norte (8,3%), e o menor, no Sudeste, onde houve redução de 0,1%.
Praticamente não houve aumento de consumo de energia na indústria. No acumulado de janeiro a abril, a alta foi de 0,9%. Em abril, de 0,6% em relação ao mesmo mês de 2003. De acordo com a Eletrobrás, a indústria consome a mesma quantidade de energia registrada em abril de 2000, antes do racionamento (junho de 2001 a fevereiro de 2002).
Nas regiões Sudeste/Centro-Oeste, que concentram 56% do consumo industrial de energia do país, houve queda de 3% no consumo da indústria em relação a abril do ano passado.
Os números divulgados pela Eletrobrás, no entanto, não registram a energia comprada pelas indústrias diretamente das geradoras, sem passar pelas distribuidoras.

Residências
O número de consumidores residenciais aumentou 3,7% em abril de 2004, em relação ao mesmo mês do ano passado. O consumo de energia residencial está aumentando por causa do aumento do número de consumidores. Já o consumo médio por consumidor está diminuindo. Segundo a Eletrobrás, o consumo médio de energia nas residências é 3,7% menor do que o registrado em abril de 2003.


Texto Anterior: Retomada: Produção cresce 2,7% em junho, estima Ipea
Próximo Texto: Retomada: Agronegócio alcança saldo recorde no ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.