São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AGRICULTURA

Stephanes responsabiliza o governo por alta em insumos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Reinhold Stephanes (Agricultura) criticou governo e Legislativo pela inépcia em relação a jazidas que podem alavancar a produção nacional de fertilizantes e questionou o adicional de frete cobrado em favor da Marinha Mercante.
"A Marinha Mercante é ineficiente e a agricultura paga. Não vejo ninguém defender mudanças no status quo da Marinha Mercante, que tem reduzido navios e não tem conseguido atender à demanda da agricultura. Não há razão para pagarmos essa taxa, mas o ministro da Agricultura não tem força para acabar com isso."
O adicional de frete é de 25%. Os recursos deveriam ser voltados para a modernização e a compra de navios para o transporte de mercadorias. Segundo Stephanes, é difícil até mesmo conseguir consenso na cúpula do governo a respeito do tema.
O ministro participou ontem de audiência pública na Câmara sobre medidas para reduzir a dependência brasileira de fertilizantes importados. Estudos do ministério indicam que o mercado nacional é dominado por um oligopólio composto pela Bunge, Cargill e Yara.
As três empresas negam. Atribuem a composição do mercado a fatores internacionais. O Brasil importa a maior parte do que consome.
(IURI DANTAS)


Texto Anterior: Orçamento: Congresso aprova LDO que prevê mínimo de r$ 454
Próximo Texto: Transporte: Governo quer licitar nova ferrovia até o fim deste mês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.