São Paulo, quinta-feira, 16 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANS põe novas regras para consulta pública

DA REPORTAGEM LOCAL

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) colocou para consulta pública, em sua página na internet (www.ans.gov.br), a proposta de regulamentação das novas regras dos planos de saúde trazidas pela medida provisória nš 2.177-43.
O diretor-presidente da ANS, Januário Montone, diz que não há "nenhuma razão para que o novo debate não seja feito em absoluta observância aos direitos do consumidor e à qualidade da assistência à saúde".
Os interessados poderão enviar sugestões à ANS sobre a proposta de resolução para as regras especiais referentes aos planos de saúde antigos, cujos contratos foram assinados até o final de 98.
Segundo Andréa Salazar, advogada do Idec, é importante a participação de toda a sociedade nesse processo de envio de sugestões à agência.
"As novas regras abrem uma porta para um monte de abusos que poderão ser cometidos pelas empresas no futuro. Por isso, é fundamental que todos participem e que pressionem para que o Congresso não aprove a medida provisória e a transforme em lei."
Pela proposta de resolução da ANS, as empresas terão de enviar aos titulares de planos de saúde antigos, entre 15 e 30 de outubro, o Plano Especial de Adesão a Contrato Adaptado. Os consumidores terão 45 dias para decidir se aceitam ou não passar para as novas regras.
O plano especial deverá mencionar com clareza que está garantindo ao consumidor todas as regras de cobertura previstas na lei dos planos de saúde. (MC)



Texto Anterior: Mudança é ruim para consumidor, diz Serra
Próximo Texto: Leia a íntegra da nota da ANS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.