São Paulo, terça-feira, 16 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corretores são acusados de fraude

DA BLOOMBERG

Quatro ex-corretores do setor de ações do Citigroup, do Lehman Brothers e da Merrill Lynch foram acusados de fraudar o mercado de valores mobiliários por terem permitido que operadores do dia (que atuam no mercado de futuros ou opções e normalmente iniciam e fecham uma posição durante uma única sessão de operações) escutassem secretamente conversas internas das empresas de investimento com clientes institucionais.
Roslynn Mauskopf, promotora pública federal de Nova York, divulgou ontem uma acusação por 40 crimes contra os corretores. A SEC (Securities and Exchange Commission, o órgão regulador das Bolsas norte-americanas) entrou com ações judiciais contra os quatro corretores e o ex-diretor de uma das corretoras implicadas no suposto esquema.
Os envolvidos ouviam os pedidos, que envolviam grandes compras, e lucravam operando à frente delas ou com os movimentos de preços subseqüentes. Os lucros foram de pelo menos US$ 650 mil, segundo a SEC.


Texto Anterior: Economia global: Lucro de empresas dos EUA cresce 14%
Próximo Texto: Déficit fiscal dos EUA deve ficar em US$ 331 bi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.