São Paulo, sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inadimplência retoma ritmo pré-crise, diz Serasa Experian

Calotes subiram 3,9% em setembro, menor aceleração desde maio do ano passado

DENYSE GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

Com a contínua recuperação da economia brasileira, o ritmo de crescimento da inadimplência dos consumidores se desacelerou em setembro, voltando às taxas observadas antes do estouro da crise mundial, segundo a Serasa Experian.
De acordo com o levantamento realizado pela entidade, em setembro os calotes tiveram alta de 3,9% ante o mesmo período do ano passado, a menor porcentagem nessa modalidade de comparação desde maio de 2008, quando haviam subido 3%. Ante agosto, foi registrada uma queda de 1,7% no nível de inadimplência -trata-se da segunda baixa consecutiva.
"Todos esses números são boas notícias", diz Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da Serasa Experian, que espera que a tendência de desaceleração se mantenha até o final do ano.
Para esse cenário favorável contribuem o reaquecimento da atividade no país, que leva ao aumento do emprego, e a queda dos juros cobrados. Dessa maneira, as renegociações de dívidas vencidas, que tinham praticamente parado no auge das turbulências, estão voltando com força.
Mesmo tendo o Banco Central deixado de reduzir a taxa básica Selic, os juros praticados na economia tiveram novas baixas em setembro.
As pessoas físicas viram o juro médio recuar para 7,01% ao mês, o menor índice da série histórica da pesquisa levada a cabo pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). O juro médio do cheque especial baixou para 7,34% ao mês, e o do cartão de crédito, para 10,68%.


Texto Anterior: Mudança no BC deve começar após Copom
Próximo Texto: Serra anuncia banda larga para baixa renda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.