São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2000


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INTERNET
Empresa que controla a Telesp Celular pagará US$ 365 mi e fará um aporte de capital de US$ 50 mi
Portugal Telecom compra a Zip.net

MARCELO BILLI
da Reportagem Local

A Portugal Telecom anunciou ontem a compra da brasileira Zip.net por US$ 365 milhões. A empresa também fará um aporte de capital de US$ 50 milhões nas próximas semanas.
A Portugal Telecom é a principal operadora de telefonia de Portugal, acionista minoritária da Telesp Participações e controladora da Telesp Celular. A empresa atua na área de Internet por intermédio da subsidiária PT Multimedia, que gerencia os negócios de TV por assinatura e acesso à Internet do grupo.
A Zip.net foi uma das primeiras empresas de Internet a fornecer contas de e-mail gratuitas no Brasil. Segundo Fernando Teles, presidente da Zip.net, até o final de 1999 havia 2,6 milhões de cadastrados no serviço de e-mail.
Ele afirmou que as negociações duraram menos de um mês. A Zip.net procurava por investidores para ampliar a capacidade de crescimento da empresa. A PT Multimedia acabou se interessando em comprá-la.
Para Teles, a grande audiência do portal e o cadastro abrangente de consumidores foram os principais fatores que despertaram o interesse da PT Multimedia.
O aporte de US$ 50 milhões financiará o desenvolvimento de novos produtos e serviços, a compra de novos equipamentos e o aumento do orçamento para marketing. "O investimento em publicidade é essencial nos negócios de Internet", disse Teles.
Ele não comenta os resultados da empresa em 1999, que ainda não foram divulgados, mas admite que a Zip.net ainda não dá lucro. Com exceção dos provedores de acesso, que contam com receitas de assinantes, a maioria das empresas de Internet tem resultados negativos.
Hoje, 80% da receita da Zip.net vem da venda de espaço publicitário. Os outros 20%, do comércio eletrônico. A receita de comércio deve aumentar, segundo Teles, à medida que as vendas virtuais se disseminem no país. Segundo estudo da Andersen Consulting, as receitas de comércio eletrônico no Brasil devem crescer cerca de 97% ao ano até 2003.


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