São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Menor consumo após crise enfraqueceu economia norte-americana, afirma Fed

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A economia norte-americana enfraqueceu com a crise, reduzindo as vendas do varejo e da indústria automobilística, as folhas de pagamento e os gastos das empresas, segundo o livro bege -a compilação de dados econômicos feita pelo Fed (Federal Reserve, o BC dos Estados Unidos).
De acordo com o documento, o crescimento da economia caiu em 9 das 12 diretorias do Fed como conseqüência da "anemia" do mercado imobiliário e do desaquecimento dos gastos dos consumidores.
"As condições econômicas enfraqueceram desde o último relatório", disse a instituição no documento conhecido como livro bege pela cor de sua capa.
"Nove diretorias regionais observaram desaceleração da atividade econômica, enquanto as demais tiveram grau de atividade heterogêneo ou estável."
O relatório faz parte de um pacote que será usado para a tomada de decisão sobre os juros, em reunião no fim do mês.
O diagnóstico chama a atenção para uma economia em processo de fragilização, apesar de a atividade industrial estar se beneficiando do volume recorde de exportações.
"O que este relatório diz é que (...) esta é uma economia à beira do abismo, mas ainda não despencou", disse Lyle Gramley, ex-presidente de unidade regional do Fed.
A presidente do Fed de San Francisco, Janet Yellen, disse que o Fed deve se certificar de que os cortes de juros frearão a inflação antes de empregar a medida, porque inflação e recessão ameaçam a economia.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Inflação aumenta nos EUA, na zona do euro e na China
Próximo Texto: Crescimento da China cai para 10,6% no 1º trimestre, ante 11,2% no final de 2007
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.