São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil cai para 8º em eventos internacionais

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Brasil caiu da sétima para a oitava posição no ranking de 2007 dos países que mais receberam eventos internacionais, informou ontem a ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções, na sigla em inglês).
Com 209 encontros no ano passado -dois a mais do que em 2006-, o Brasil foi o único país latino-americano classificado entre as dez primeiras posições no ranking.
Apesar da queda de uma posição na lista, o Ministério do Turismo considerou positiva a classificação. "Estar entre os dez primeiros significa que somos capazes de atrair eventos, numa estratégia bem desenvolvida que alia conhecimento de mercado e marketing eficiente", afirmou em nota a ministra Marta Suplicy.
O economista Hildemar Brasil, professor do curso de Turismo da USP, concorda. "Os anos de 2006 e 2007 tiveram fatores negativos para a economia brasileira no setor de turismo, que foram a quebra da Varig e a crise no transporte aéreo. A classificação no ranking foi um resultado positivo diante do quadro", afirmou.
Segundo uma pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgada na segunda-feira, os turistas estrangeiros que vêm ao Brasil para eventos internacionais gastam em média US$ 312 por dia.

Ranking dos países
Com 467 congressos e feiras realizados, os EUA permaneceram em primeiro lugar do ranking de 2007, seguidos de Alemanha, Espanha e Reino Unido, respectivamente. À frente do Brasil também ficaram França (5º), Itália (6º) e Japão (7º).


Texto Anterior: NY alivia crise com turista estrangeiro
Próximo Texto: ONS dispensa licitação de energia em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.