São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rumor de que Vale comprará rival afeta valor de ações

Papéis da mineradora Rio Tinto subiram ontem 2,59%

DA SUCURSAL DO RIO

As ações da mineradora Rio Tinto subiram 2,59% ontem na Bolsa de Londres, impulsionadas por rumores de uma oferta de compra pela Vale do Rio Doce. A empresa tem sido alvo de especulações referentes a uma oferta de aquisição pela BHP, a maior mineradora do mundo.
A boataria teve efeito benéfico nos papéis da empresa, que subiram mais de 15% desde o começo do mês. Analistas ouvidos pela Folha dizem que especulações refletem o movimento de consolidação do setor minerador. A Rio Tinto tem operações na Austrália, América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e África do Sul e trabalha com alumínio, diamantes, cobre e minério de ferro.
Vale e Rio Tinto não comentam. As ações da Vale fecharam em alta de 1,87% na Bovespa, cotadas a R$ 74,29. Segundo analistas, as ações acompanharam o movimento de alta generalizada da Bovespa. Para analistas ouvidos pela Folha, a hipótese de a Vale comprar a Rio Tinto ainda é remota. A Vale arca com o pagamento da dívida referente à compra da produtora de níquel canadense Inco, de cerca de US$ 18 bilhões.
Para Eduardo Kondo, da corretora Concórdia, a Vale conseguiu equacionar a dívida de forma "surpreendente". "Ela fez operações de venda de participações em outras empresas e mostrou capacidade de geração de caixa acima das expectativas. É preciso considerar que a Rio Tinto tem porte muito grande, mas não tem nível de endividamento exagerado."
Segundo Bruno Rocha, analista de mineração da Tendências, as empresas optam por realizar mais fusões e aquisições para atender a demanda crescente. "A aquisição é a maneira mais rápida de ganhar mercado, a opção pelo crescimento orgânico com exploração de novas minas leva mais tempo."
Pesquisa da consultoria KPMG confirma que há movimento crescente de fusões no setor. Em 2006, foram nove operações deste tipo contra apenas duas em 2005. (JL)


Texto Anterior: Cade acerta acordos para fusões em dois setores
Próximo Texto: Mídia: Editora Três vai à Justiça para negociar dívidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.