São Paulo, sexta-feira, 17 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Portugal Telecom pede a Lula desoneração no setor

Alan Marques/Folha Imagem
Zeinal Bava entrega a Lula camisa do português Benfica

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Portugal Telecom, Zeinal Bava, pediu ontem em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva redução da carga tributária sobre a telefonia celular e sobre a banda larga para ampliar o acesso da população aos serviços.
Segundo Bava, a necessidade de redução de impostos é uma reivindicação de consenso do setor. O empresário disse que a carga tributária que incide sobre esses serviços no Brasil chega a 44%.
"A carga tributária que existe no celular, na terceira geração, é muito elevada. Em Portugal houve redução de impostos, o que levou à massificação do uso da internet. Do nosso ponto de vista, deve ser feita uma redistribuição de carga tributária [no Brasil]", afirmou.
Bava disse ainda que, se houver diminuição de impostos, é possível a redução dos preços ao consumidor. Ele elogiou a política de redução do IPI sobre a linha branca (geladeiras, fogões e máquinas de lavar) e automóveis.
"É possível colocar o Brasil na linha de frente do que se faz no mundo de internet e banda larga se, porventura, forem criados incentivos que permitam tarifas mais atrativas ao consumidor", disse o executivo.
Bava disse que a Portugal Telecom irá manter os investimentos previstos no Brasil para este ano, de R$ 2,6 bilhões por meio da Vivo, da Dedic (empresa de telemarketing) e da PT Inovação (polo de pesquisa localizado em Salvador).


Texto Anterior: Outro lado: Empresas vão acompanhar investigações
Próximo Texto: Celulose: Aracruz volta a registrar lucro após perda com derivativos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.