São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trichet sinaliza pausa nos cortes na zona do euro

DA REDAÇÃO

O presidente do BCE (Banco Central Europeu), Jean-Claude Trichet, indicou que a instituição deverá fazer uma pausa no corte da taxa de juros na sua próxima reunião, em janeiro do ano que vem.
"Eu tenho a sensação de que há um limite para a redução nos juros? Neste momento, certamente sim", afirmou a jornalistas. Questionado se o BCE fará um novo corte na taxa na reunião do mês que vem, ele disse que pretende se "concentrar neste momento em tornar realmente operacional o que nós já decidimos".
Com as principais economias da zona do euro em recessão ou caminhando para um período de contração, o BCE reduziu os juros do bloco de 15 países em 1,75 ponto percentual desde outubro, para 2,5%, na ação mais agressiva nos dez anos de história da instituição.
O PIB da zona do euro recuou 0,2% no segundo e no terceiro trimestres, na primeira recessão desde 1999, quando houve a adoção da moeda comum.


Com a Bloomberg


Texto Anterior: EUA têm menor taxa de juros de sua história
Próximo Texto: EUA já esgotam a munição contra a crise, diz Obama
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.