São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo utiliza dados do IBGE

DA REPORTAGEM LOCAL

Para realizar o levantamento sobre a variação do emprego de setores da economia brasileira de 1990 a 2001, o Grupo de Indústria e Competitividade do Instituto de Economia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) utilizou dados das contas nacionais, além de informações das tabelas de insumos e produtos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com esses dados, o grupo elaborou um modelo de análise estrutural da produção e do emprego para identificar o peso da demanda doméstica, das exportações, das importações e das mudanças tecnológicas no emprego. A metodologia foi desenvolvida durante dois meses pelo professor Fábio Freitas, que seguiu modelo utilizado em estudos semelhantes realizados no exterior.
Para chegar ao número de vagas criadas e eliminadas, o grupo estimou os efeitos diretos e indiretos dos quatro componentes no consumo intermediário e na demanda final em 1990 e 2001. Os dados de 2001 foram atualizados pelo grupo com base nas contas nacionais do IBGE de 1996.
(FF)


Texto Anterior: Na década, indústria fecha 805 mil vagas
Próximo Texto: Para Lessa, faltaram garantias sólidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.