São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

BNDES diz que setor não chega a consenso

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Carlos Lessa, afirmou que "não há consenso" na indústria de comunicação em relação a propostas sobre como deve ser um eventual programa de financiamento para permitir o fortalecimento do setor.
"Um passarinho me contou, e eu leio e percebo sinais de uma controvérsia espantosa dentro da chamada indústria [de comunicação]. Ela não está nem sequer se apresentando de uma maneira compacta e organizada", disse.
Segundo Lessa, ele vem recebendo do setor "sugestões que, no momento, são pouco convergentes". E resumiu: "Não há consenso". Ele afirmou que há estudos sobre as necessidades do setor, mas "não existem números fechados nem programas definidos".
Lessa disse ser a favor de um "projeto de robustecimento" do setor de mídia, mas acrescentou que, "pelas suas angulações e sutilezas", o assunto "transcende uma decisão do BNDES".
Para ele, é fundamental para a sociedade brasileira que o país mantenha uma indústria capaz de ter uma produção e reprodução própria de conteúdo informativo.
"É extremamente importante para uma sociedade nacional que os conteúdos sejam próprios. É importante também que você produza noticiário com órgãos do país, novelas com gente do país."
Lessa citou a publicação recente "por jornais" (o assunto saiu na Folha no domingo) de reportagens mostrando dados referentes à situação das empresas de comunicação e disse que o momento "é privilegiado para discutir a sua [da mídia] transparência".


Texto Anterior: Parceria: Preferência de pagamento na PPP pode mudar
Próximo Texto: Lessa pede mais capital para o banco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.