São Paulo, quinta-feira, 18 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra diz que texto da Câmara é "inaceitável"

DA FOLHA ONLINE

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), chamou de "inaceitável" a divisão dos royalties aprovada na Câmara, embora não tenha criticado a distribuição por todos os Estados. Foi a primeira vez que ele se posicionou sobre o modelo de partilha da riqueza do pré-sal.
Segundo ele, o grande problema é que, do modo como foi aprovada na Câmara dos Deputados, a distribuição dos royalties irá causar a quebra financeira dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e dos municípios de ambos que também recebem esses recursos.
"Eu mandei pegar o projeto em Brasília. Eu acho que é uma preocupação correta de ter os benefícios do petróleo para todo o Brasil. Mas acho que o projeto, do jeito que está, arruina o Rio de Janeiro, arruina o Espírito Santo, e por isso é inaceitável", disse o governador, após participar de evento no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Serra ressaltou que o problema não está na distribuição de royalties do petróleo do pré-sal, e sim do petróleo retirado da plataforma continental -alvo da emenda aprovada pela Câmara.
"Isso significaria fechar as portas de muitas prefeituras do Rio e do Espírito Santo", disse o governador paulista.
Ontem, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse que "não é bom apostar no confronto, porque ninguém ganha com isso", ao comentar o debate sobre a questão dos royalties.


Com a Agência Folha, em Uberaba


Texto Anterior: Operários de obras do PAC vão a passeata por promessa de R$ 10
Próximo Texto: Opinião: Prever o passado...
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.