UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUSTO DO DINHEIRO

Taxa mensal é de 9,49% , diz pesquisa

Juro do cheque especial encosta em 200% ao ano, diz Procon-SP

DA FOLHA ONLINE

A taxa de juros cobrada para uso do cheque especial subiu para 9,49% ao mês em abril, passando a equivaler a 196,67% ao ano, segundo pesquisa divulgada ontem pela Fundação Procon-São Paulo. O levantamento foi feito em 13 instituições financeiras nos dias 8 e 9 deste mês.
Em março, o juro cobrado no cheque especial estava, em média, em 9,44% ao mês -aproximadamente 195,17% ao ano.
Segundo o Procon, quatro bancos elevaram suas taxas neste mês. As variações, entretanto, não provocaram grande impacto sobre as taxas médias. Ao contrário do que ocorreu no mês passado, os juros para empréstimo pessoal tiveram aumento proporcionalmente maior do que o cheque especial, motivados principalmente pela elevação de 20,25% na taxa de empréstimo pessoal promovida pela Nossa Caixa.

Taxa média
Mesmo com essa alta, a Nossa Caixa continua sendo a instituição que apresenta as menores taxas, de 8,85% ao mês. A maior é a do BCN, de 10,40% ao mês.
Já a taxa média mensal cobrada nas operações de empréstimo pessoal atingiu 6,22% neste mês, superior à de março, que foi de 6,1%, significando acréscimo de 0,12 ponto percentual. Nenhuma queda foi constatada na taxa de juros do empréstimo pessoal entre as 13 instituições pesquisadas pelo Procon.

Empréstimo
Entre os bancos pesquisados, os que mais aumentaram a taxa para empréstimos foram a Nossa Caixa (3,95% para 4,75% ao mês), o Real (de 5,95% para 6,40%) e o Bradesco (de 6,4% para 6,65%).
A maior taxa foi verificada pelos técnicos do Procon, porém, no Itaú (6,95%) e a menor, na Nossa Caixa (4,75%).


Texto Anterior: Conta de luz sobe até 31,29% para 8,261 milhões de consumidores
Próximo Texto: Dinheiro curto: Petrobras corta 20% dos investimentos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.