São Paulo, sábado, 18 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA COMERCIAL

Medida retalia sobretarifa imposta pelos norte-americanos

Japão sobretaxa aço dos EUA em 100%

DA REDAÇÃO

O Japão vai impor tarifas de 100% sobre as importações de produtos norte-americanos de aço. O país notificou a OMC (Organização Mundial de Comércio) ontem a respeito da medida, que é uma retaliação ao aumento, para até 30%, nas tarifas cobradas pelos Estados Unidos.
Trata-se da primeira vez que o Japão adota uma retaliação comercial do tipo. Na última semana, a União Européia também apresentou uma lista de produtos dos EUA, e não só de aço, que ficarão sujeito a taxas de 100%.
O EUA aumentaram, no dia 20 de março, as tarifas sobre a importação de uma série de produtos feitos de aço. O presidente George W. Bush aprovou a medida atendendo um pedido da ITC (Comissão de Comércio Exterior, na sigla em inglês), que julgou que a indústria local sofria dumping (concorrência desleal) de produtos estrangeiros.
A sobretaxa será imposta a partir do dia 18, sobre um comércio estimado em US$ 4,88 milhões. O país preparou ainda uma lista no valor de US$ 118,55 milhões em retaliações que podem ser impostas se os EUA forem condenados no processo aberto pelos japoneses na OMC.
O Japão, um dos maiores exportadores de produtos siderúrgicos do planeta, está entre os mais prejudicados pelas medidas protecionistas de Bush.
O país já vinha prometendo contra-atacar havia algum tempo e mantinha intensas negociações com os representantes comerciais norte-americanos. Como os EUA não cederam, os japoneses decidiram partir para a retaliação.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Artigo: Os baixos padrões dos Estados Unidos
Próximo Texto: Comércio exterior: UE e Mercosul vão discutir livre comércio em julho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.